Restaurantes muito-amigos-do-vinho: O Açude

Atualizado: Nov 22

Além de um restaurante com boa comida, procuramos também um restaurante com uma carta de vinhos diversificada, um serviço de vinhos cuidado e a possibilidade de BYOB (Bring Your Own Bottle). Felizmente, em Coimbra, já não faltam bons exemplos de locais onde podemos ir, de olhos fechados, com a certeza de bem comer e bem beber. Aqueles que apelidamos na The Wine House, de Restaurantes Muito-Amigos-do-Vinho. É a nossa lista, a nossa recomendação, não só para aqueles que gostam de vinho, como para aqueles que ainda não sabem que gostam.


O Açude abriu há dez anos na Avenida da Guarda Inglesa, pela mão do Rodrigo Serra. O espaço foi crescendo – primeiro para uma segunda sala interior, e depois para uma esplanada coberta e aquecida quando o frio de Inverno aperta. A cozinha é “mediterrânica com um toque de modernidade”, e sempre com um grande cuidado na apresentação visual. Tem serviço takeaway disponível, e entregas gratuitas num raio de 10Km ao redor do restaurante.

O proprietário do Açude, Rodrigo Serra



A carta de vinhos é grande e diversificada, com vinhos portugueses e estrangeiros, organizados por côr, região e denominação de origem, mas vai ser modificada nas próximas semanas. Nessa altura, poderemos escolher um vinho de uma carta-versão-mais-curta, se não quisermos complicar as nossas escolhas, ou por uma versão completa, com centenas de referências, algumas delas de vinhos velhos, para nos desafiar a experimentar. Se houver olhos mas não houver barriga para uma garrafa inteira, há sempre 5 ou 6 sugestões de vinho a copo, por isso não ficamos de copo vazio nem demasiado cheio. E podem trazer de casa, a garrafa que tanto querem partilhar com a restante mesa, mediante o valor da taxa de rolha (8 a 12€).


Dúvidas houvesse sobre a ligação emocional do Rodrigo ao vinho, ficariam eliminadas com o facto de ter recentemente criado a sua própria garrafeira, a Serra Top Wines. A loja já está online (em vinhos.oacude.pt), mas muitos dos clientes, que são habituais no Açude, pedem ao Rodrigo que escolha e proponha vinhos de acordo com determinado plafond e o gosto de cada um.


É isso que tantas vezes defendemos na nossa escola de vinho: ganhar consciência da importância de saber de que vinhos gostamos. Com essa informação, podemos pedir a um especialista como o Rodrigo que nos recomende o que experimentar, para continuarmos a construir o nosso perfil de provador de vinho.


OFERTA ESPECIAL

No final do almoço ou do jantar, diz as palavras mágicas (The Wine House), e terás direito a um copo de um Porto ou de um Madeira.

Restaurante O Açude

Morada: Av. da Guarda Inglesa 63, 3040-193 Coimbra

Telefone: 239 441 638

Horário: Segunda a Sábado das 12h às 15h, e das 19h às 23h (enquanto durarem as restrições legais ao fim-de-semana, o Açude está encerrado também ao sábado)

62 visualizações

Copyright 2020 . The Wine House . Sara Rodrigues e Matos