Detectar aromas num vinho obriga a treino. Com aquilo que têm em casa nesta altura, e sem terem que gastar dinheiro em dispendiosos modelos disponíveis no mercado, é possível construir um kit de aromas, como o que usamos nos nossos Wine Games, para começar ou continuar a treinar. A construção do kit é uma actividade em si mesma, e pode incluir as crianças.
Assim, vão precisar de:
(1) frascos de especiarias ou semelhantes
(2) especiarias secas (ou alimentos frescos)
(3) tinta, autocolante ou papel de alumínio (opcional) >> podem optar por tornar os frascos opacos para tentar adivinhar o conteúdo (ou fazer alguém adivinhar).
Antes de colocarem as especiarias dentro dos frascos, esmaguem-nas (se forem alimentos secos) ou cortem-nas (se forem alimentos frescos) para que os aromas volatilizem. E depois dentro dos frascos, podem sempre abanar para ajudar no mesmo processo. Não cheirem muitas vezes, que o cérebro cansa-se facilmente (sim, cheiramos com o cérebro, não com o nariz).
Especiarias como o cravinho, a canela ou a noz-moscada remetem para aromas associados ao uso de depósitos de madeira na vinificação. O jasmim pode ser encontrado em castas portuguesas como o Alvarinho ou estrangeiras como o Torrontés, (a flor de) louro noutra casta típica dos Vinhos Verdes, o Loureiro, e .
Vão criando um catálogo de novos cheiros no vosso cérebro, e vão abrindo algumas garrafas de vinho para ajudar o treino!
WSET Level 3 Wines Certified
Fundadora The Wine House
Comments